O vício da tecnologia

Padrão

A tecnologia avança numa velocidade impressionante. O consumidor nem termina de pagar um celular moderníssimo e outro melhor já é lançado. A mídia mostra todas as novidades do mercado e as vantagens de comprar essas novidades.

A pesquisadora Janete Soares da Silva pretende mostrar em um documentário que a tecnologia se tornou um círculo vicioso. Segundo ela, a mídia estimula o consumismo de forma que as pessoas se sentem excluídas quando não podem comprar determinado equipamento.

Para Janete, isso acontece principalmente com o jovem que precisa estar igual aos seus amigos. Ele consome para se realizar e fazer parte de um grupo, e não por necessidade.

O problema da influência da mídia acontece quando o adolescente deseja aquilo que não tem condição de adquirir. Ele não sabe lidar com essa frustração.

A pesquisadora diz que o documentário terá depoimentos, entrevistas e análises da atuação da mídia na divulgação dos novos produtos.
A pesquisadora Litza Alves quer estudar a influência da mídia para o consumismo. No século XXI, há uma brusca mudança de comportamentos, as pessoas são incentivadas a consumir cada vez mais em função dos meios de comunicação do que propriamente pela necessidade.
Se a população de todo o mundo se comportasse igual à de Estados Unidos, Japão e China, seriam necessários três planetas igual à Terra para sustentar o consumismo desenfreado das pessoas.

O objetivo do trabalho, segundo a pesquisadora, é mostrar de que forma a sociedade está sendo afetada com essas mudanças e suas conseqüências. Ela vai analisar principalmente a televisão e mostrar de que forma esta mídia trabalha as propagandas e os modismos.

Litza verificou em suas pesquisas que o consumismo é muito mais voltado para o desejo de realização pessoal ou tão somente a inserção em grupos na sociedade. A pessoa para ser aceita tem que estar na moda. Ela disse que “hoje em dia a pessoa compra para se satisfazer ,se sentir na moda e quando isso não acontece acaba criando uma sensação de exclusão.”

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s