Tanorexia, o bronzeado permanente

Padrão

 

Os adeptos da pele sempre bronzeada passam quase despercebidos no verão, mas acabam se destacam no inverno pelo dourado permanente no corpo. Essas pessoas nunca acham que estão suficientemente morenas, e perder uma sessão de sol ao ar livre ou de bronzeamento artificial causa ansiedade.

 Indivíduos brancos, elegantes, acostumados a usar sem complexo roupas de banho, as vítimas da tanorexia que vem do verbo em inglês “to tan”, bronzear-se são obcecadas em manter o corpo bronzeado.

 Este transtorno, cuja existência não é 100% aceita pela comunidade médica, costuma atingir homens e mulheres de entre 25 e 35 anos, mas já há muitos casos entre adolescentes de 16 a 18 anos.

 Segundo um estudo elaborado pelo Centro sobre Câncer Fox Chase com 400 estudantes da Universidade da Virgínia (Estados Unidos) e publicado no “American Journal of Health Behaviour”, 40% declararam ter começado a fazer bronzeamento artificial com apenas 17 anos.

 Os tanoréxicos ignoram as estações do ano e não se importam com o método utilizado para conseguir o objetivo. Seja tomando sol ou em máquinas de bronzeamento artificial, a obsessão é por estar sempre morenos.

 Não se sabe se são tanoréxicos, mas alguns famosos aderiram há anos à moda do eterno dourado, como é o caso da ex-Spice Girl Victoria Beckham, que inclusive já teria desmaiado em uma sessão de bronzeamento artificial.

 Sempre preocupada com a aparência, a atriz Jennifer Lopez é outra celebridade que gosta de ressaltar o dourado da pele. Na praia com o marido, Marc Anthony, ou nas máquinas de bronzeamento, a bela não perde uma chance de manter a pele morena.

O estilista italiano Valentino é outro que parece ser adepto das câmaras de bronzeamento, já que não apresenta suas coleções sem exibir a pele sempre morena.

  A apresentadora Xuxa também sempre faz questão de mostrar um tom mais moreno de pele, que garante ter adquirido de forma natural, tomando sol sempre que possível.

 O cantor mexicano Luis Miguel, curiosamente conhecido como “El Sol”, é outro que gosta de manter o bronzeado. Ele tem residências em Acapulco e Los Cabos, no México, onde toma sol, e ainda dispõe de uma máquina de bronzeamento que leva com ele em suas viagens.
Causas e conseqüências

 Segundo o estudo do Centro sobre Câncer Fox Chase, o culto ao corpo é a principal motivação para que algumas pessoas fiquem horas se bronzeando ao sol ou apelem às máquinas de bronzeamento artificial, que causam maior dependência.

 A dependência às máquinas de raios UVA é causada, segundo os pesquisadores, pela endorfina, substância gerada no cérebro que produz um efeito relaxante e faz com que o indivíduo se sinta bem.Esta obsessão pode acarretar conseqüências muito graves, como o fotoenvelhecimento prematuro ou o câncer de pele, um dos tipos de câncer mais freqüentes, que em 90 % dos 2 milhões de novos casos diagnosticados a cada ano no mundo ocorrem em conseqüência das radiações ultravioleta.

 Dos 400 estudantes da Universidade da Virgínia que participaram da pesquisa, 27% se declararam tanoréxicos e são, portanto, potenciais vítimas deste tipo de câncer. Diante desta realidade, os dermatologistas tentam ao menos insistir na importância de evitar ou controlar a exposição ao sol e usar diariamente filtro solar fator 30.

 Com o surgimento de qualquer mancha, o conselho é procurar um médico para avaliar e recomendar um tratamento específico que ajude a nutrir a pele.

Fonte:yahoonoticia

»

  1. Ahh.. eu sou muito branquinha.. mas acho tão bonito pele morena e no verão eu tomo sol, mas só na praia.. Aqui na cidade não tenho paciência pra ficar deitada no sol, sem contar que aqui é muito mais quente do que na praia, então o jeito é ficar branquinha mesmo e pegar uma corzinha só no verão 😉

    Abraços, Bruna

  2. Olá Bruna
    Eu tb soh branquinha e sofro com o verão,pois tento me bronzear mas tenho ki ir com calma se naum,o protetor solar tem ki ser fator 40,tenho ki ir a praia mtas vezes para surtir efeito.

    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s