Sensibilização e Mudanças de Atitudes

Padrão

Ouve-se muito sobre o aquecimento global, efeito estufa e outros problemas globais. Porém, somente uma pequena parte da população possui conhecimento sobre o assunto. É preciso levar informações sobre as questões ambientais à sociedade, na expectativa de que cada indivíduo seja sensibilizado, assim tentando reverter o processo de degradação assustador que se vê no presente.

Vale ressaltar que, antes, os agentes naturais eram os responsáveis pelas modificações da superfície terrestre. Os ambientes naturais se mostravam em constante estado de equilíbrio ate o momento em que a sociedade passou a interferir progressivamente cada vez mais e intensamente na exploração dos recursos naturais. Essa exploração foi capaz de introduzir modificações globais que poderão ter conseqüências sérias o bastante para afetar os ecossistemas naturais.

Pode-se dizer que o marco para o Aquecimento Global foi a Revolução Industrial. Desde a década de 70 os indícios do efeito estufa são cada vez mais concretos.

O uso de combustíveis fósseis como carvão, gasolina, ou mesmo o uso de energia elétrica, queimadas e derrubadas de florestas lançam enormes quantidades de CO2 na atmosfera.

Propostas para solucionar o problema foram criadas como no Protocolo de Quioto que busca minimizar as emissões de gases, utilização de energia renovável e reflorestamento. Há também o documento da “Agenda 21”, que visa o desenvolvimento sustentável e o comprometimento ambiental.

Existe ainda a Educação Ambiental que tem como finalidade sensibilizar e fazer com que a sociedade veja o mundo com o olhar ecológico.

Para a compreensão dessa problemática ambiental torna-se necessário desenvolver uma consciência crítica, passando por um processo de sensibilização, mudança de atitudes e valores em relação ao ambiente.

 Renata R. Dos Santos

          

»

  1. Belo Post
    Otima iniciativa!
    Vamos mostrar pra muito que o aquecimento global e uma realidade que precisa ser mudada! Começando com os nossos atos!
    Bjus Tati

  2. Vejo que além de muitas pessoas ainda nao conhecerem os efeitos do aquecimento, o que agrava ainda mais a situação das futuras gerações é o fato que muitas pessoas acham que os ecologistas estão contando uma piada ao mundo!

    Tenho vários conhecidos que “chacotam” em cima desse assunto e não dão o mínimo ibope para isso. Os recursos que temos para retroceder essa cituação são extremamente problemáticos também. Vocês já repararam que para montar uma casa ecologicamente correta é extremamente caro, e carros com emissão de gazes poluentes reduzido?! É um absurdo!!

    Enquanto tentarmos tirar proveito (“$$$”) em cima de nossos próprios problemas nada se resolvera e continuaremos nos matando gradativamente, e tem gente que é contra o suicídio, ironico né???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: