Salvar o Planeta: É agora ou agora

Padrão

Em meio a tantas más noticias,guerra,e a preocupação do povo com o BBB9,resolvi dar uma relaxada e trazer uma noticia boa e leve pra vocês.

Renata Ramone

Manaus (AM), Brasil — Expedição do Greenpeace percorrerá várias cidades brasileiras para alertar contra os impactos das mudanças climáticas. Campanha tem início em Manaus. Com Copenhagen no horizonte, começa hoje (7/1), em Manaus, a expedição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora, a bordo do navio Arctic Sunrise, que percorrerá várias cidades brasileiras durante três meses e uns quebrados. A campanha brasileira faz parte do esforço global da organização para salvar o clima, alertando a população brasileira sobre a urgência do problema e a necessidade dos governos agirem para combater o aquecimento global, a maior ameaça atual ao futuro da humanidade. A expedição conta com um blog, com mais detalhes sobre a proposta e atividades. Participe, comente, faça sugestões! O Arctic Sunrise estará aberto à visitação pública durante os fins de semana nas cidades que visitar. Os visitantes serão informados, de uma forma divertida e interativa, sobre os problemas causados pelas mudanças climáticas. A entrada é gratuita. 

“A ciência é clara: em 2015,devemos ter estabilizado as emissões globais de CO2. Até 2050, devemos ter construído uma economia de carbono zero. Para enfrentar esse desafio, é preciso um esforço global que compartilhe responsabilidades entre cidadãos, governos, iniciativa privada e sociedade civil organizada”, disse Rebeca Lerer, coordenadora da expedição do Greenpeace.

Confira a agenda do Arctic Sunrise no Brasil: 

Local

Data

Manaus

10 e 11 de janeiro

Belém

24 e 25 de janeiro

De 29 de janeiro a 1 de fevereiro

Fortaleza

7 e 8 de fevereiro

Recife

14 e 15 de fevereiro

Salvador

7 e 8 de março

Rio de Janeiro

21 e 22 de março

Santos

28 e 29 de março

  

O Brasil tem hoje uma posição importante no combate às mudanças climáticas, já que está entre as 10 maiores economias do mundo e é o quarto maior emissor de CO2. Os desmatamentos e o mau uso do solo, principalmente na Amazônia, são responsáveis por 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa. A destruição da floresta amazônica libera todos os anos mais de 800 milhões de toneladas de gás carbônico.

Para fazer sua parte, o Brasil deve se comprometer com metas setoriais de redução de gases do efeito estufa, zerando o desmatamento da Amazônia até 2015, promovendo as energias renováveis e eficiência energética e implementando uma rede de áreas marinhas para proteger os oceanos. 

Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil

»

  1. Aprovo inteiramente todas as atividades que venham a educar a população. Só para constar: entrei em um site dito “verde” para falar sobre “educar” e a responsável me disse que eles não têm tempo nem vontade de educar. Que a solução é multar!!! Pode?
    Enfim, apoio inteiramente o seu blog. Sucesso.

  2. oi renata!
    muito bom seu blog. nós também ficamos extremamente felizes em achar outras pessoas que também se importam com esta causa =)))
    inclusive copiei este teu post e creditei, ok?
    um grande abraço,
    equipe prea

  3. Tem uma coisa que eu não entendo no Greenpeace. Como promover a conservação do meio ambiente e a diminuição de CO2 viajando num navio de 949 toneladas. É óbvio que esse navio e movido a Diesel ou algum outro combustível fóssil, seria impossível movê-lo por energia solar. Imagina a quantidade de CO2 que esse navio vai emitir só na viajem pela costa de nosso país. Será que essa emissão entra pra nossa conta??? Na minha opinião um verdadeiro grupo ambientalista faria esse protesto de bicicleta ou a pé, emitindo o mínimo de CO2 possível. Não caio nessa história de anular o que emitiu plantando. Não se planta árvore adulta em auge de Fotossíntese.

  4. Olá Bruno
    Mto interessante a questão que vc abordou aqui,eu me pergunto a seguinte questão, imagina quanto de CO2 o mundo td emite em varias viagens seja ela de qualquer natureza,agora imagine vc se naum fosse esses orgãos independentes assim como o Greenpeace,entre outras que fazem um trabalho maravilhoso para conservação da natureza e dos recursos naturais,e a concientização das pessoas em relação as questões ambientais,reflorestar é sim ,mto importante pq se naum fizermos agora,quando elas estarão prontas para a fotossíntesse??quem fará isso??Você?eu?pois é…td ação tem dois lados,e se vc colocar na balança o lado que beneficia o ambiente e nós seres humanos é mto maior.
    Trecho retirado de uma noticia do site http://www.soletrol.com.br/noticias/informativos/62/2.php

    Um contêiner de doze metros, equipamentos funcionando com energia solar e um caminhão movido a óleos vegetais. Desde o dia 5 de outubro, a expedição “Energia Positiva para o Brasil”, capitaneada pelo Greenpeace, está percorrendo capitais e cidades importantes de 21 Estados objetivando divulgar as energias renováveis e suas vantagens em relação aos combustíveis fósseis (carvão, gás, nuclear e petróleo). A Soletrol embarcou nessa viagem com um sistema de aquecimento solar de água e um vídeo sobre as vantagens ambientais do aquecedor solar de água , instalação que está sendo utilizada pelo Greenpeace para mostrar aos brasileiros as qualidades da energia do sol como alternativa da eletricidade. A importante peregrinação, que vai durar oitenta dias, tem em mira mostrar que o investimento em energias renováveis, tais como, solar, eólica, biomassa, biogás e pequenas hidrelétricas, aumenta a diversidade da oferta de energia , assegura a geração de energia sustentável e reduz a poluição e a emissão de gases na atmosfera. Mais informações podem ser vistas no site http://www.greenpeace.org.br

    Agora cabe a nós colocar td isso na balança e ver quem realmente está fazendo algo pelo planeta Terra,os grandes chefões do petroléo,ou pessoas que tem td uma preparação profissional, força e o principal coragem para lutar contra eles em pró de mim,de vc e de td a humanidade!!!
    Agradeço sua opinião e espero que volte mais vezes,por que é mto importante esse tpw de questionamento,espero ter entendido a sua pergunta e que a resposta tenha sido fiel ao que acredito e tento fazer para ajudar um pouco a mim mesma e as futuras gerações.

    Abraços.

  5. Se todas as pessoas se preocupassem com isso né? Ninguém pensa que é aqui que vivemos :/ amei o blog! Seja bem vinda, e to te linkando :]

  6. Otima noticia Renata! Quem sabe as pessoas finalmente e de uma vez por todas possam se conscientizar de que devemos respeitar a natureza, não somente pela natureza em si, mas porque sem ela não existimos.
    Um abraço e boa semana.

  7. olha flor ta muito bom mesmo o blog e fiquei sabendo das novidades,hoje dei uma geral por aqui tinha um tempinho que não vinha e futuquei em tudo hahahah…
    Somos ciberativistas,você que me tornou uma e agora sigo com muito orgulho.

    Bjos.

  8. Acho bem legal a idéia do wwl e greenpeace… mas são tão marketeiros no que fazem que acabam estragando um pouco do brilho inicial da idéia. Um exemplo claro disso, do marketing acima de tudo, está logo na primeira foto que postou. Como pode um grupo voltado a defesa ambiental, usar um barco tão velho e que inda usa combustível fóssil.. ? e diga-se de passagem, um barco desse tamanho gasta MUITO diesel….. Mas o que vale para eles é aparecer no jornal, aparecer na TV e todos saberem que os ativistas estão lá lutando por uma causa. A muito tempo o que vale é a repercussão do ato na mídia, para dar impacto e não mais o ato em si.

  9. Olás

    Muito Obrigado por ter entrado em meu blog. Fiquei super feliz com o seu comentário!!! Eu escrevo com a alma, coisas do dia a dia, coisas de meu mundinho ehheheheeh.

    Seu blog está muito bom, com assuntos diversos. Excelente mesmo!

    Eu ainda tenho que atualizar ainda mais coisas no meu, quando eu o fizer, te mando um recado.

    Parabéns pelo conteúdo!

    Abraço

    Magno Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s