Frutas podem ser aliadas ao combate às toxinas

Padrão

Frutas podem ser aliadas ao combate às toxinas

Inclua frutas no café da manhã.

Como sobremesa, prefira frutas aquosas, como laranja, melão, melancia. Ou mamão rico em papaína, substância antitóxica que acelera a digestão. Deixe as carnudas, como a banana, para o intervalo das refeições. Coma pelo menos uma maçã por dia.

E mais: – evite líquidos durante as refeições e mastigue bem os alimentos, a fim de que as enzimas digestivas possam trabalhar com eficiência;

* Substitua as frituras por alimentos grelhados, refogados ou assados;
* Evite refrigerantes, cigarros, salgadinhos e bebidas alcoólicas;
* Não ingira alimentos aquecidos em banho-maria por tempo prolongado, o que provoca a proliferação de bactérias e aumenta o risco de toxinfecção alimentar;
* Coma com pouco sal, adoce com pouco açúcar e beba pouco café;
* Substitua embutidos e alimentos industrializados por naturais, e a carne vermelha por carne branca, mas evite os frangos de granja que, assim como a carne vermelha, estão impregnados de hormônios e antibióticos;
* Dê preferência a produtos orgânicos, ou seja sem agrotóxicos;
* Durma o suficiente e pratique algum tipo de atividade física.

Desintoxique-se – com uma alimentação rica em fibras, vitaminas, minerais e muita água, que facilitam a digestão, evita o envelhecimento precoce e traz bom humor e disposição, além de prevenir várias doenças.

Frutas, legumes e verduras cruas: – além de ricos em vitaminas e minerais, oferecem fibras e muita água, que ajudam a limpar todo o seu corpo das toxinas acumuladas, facilitando a digestão e desobstruindo o sistema excretor, de forma a permitir a eliminação de tudo o que não serve mais para o corpo.

Caso você queira cozinhar ou refogar legumes e verduras, use pouca água e deixe-os quase crus. Em vez de suco de frutas, prefira mastigá-las bem, comendo o bagaço.

Para evitar acidez gástrica, não combine vegetais folhosos e frutas na mesma refeição.

Fibras naturais – películas dos grãos, cascas e sementes das frutas e vegetais, além de folhas fibrosas, leguminosas, frutas e cereais são opções ricas em fibras naturais, quando não submetidas a processamento ou refinação. Ao varrer as toxinas do organismo e aspirar as moléculas de gordura que possam entupir as artérias, elas reduzem o colesterol, revigoram as células e aumentam a resistência física. E mais: as fibras grudam no açúcar dos alimentos, evitando que ele seja jogado para o sangue rapidamente, além de carregar as toxinas cancerígenas para fora do organismo. Uma colher de sopa de farelo (de trigo, cereais ou arroz), por dia traz resultados excelentes para a pele, na medida em que ajuda o intestino a funcionar melhor. Para garantir boa ingestão de fibras, consuma: arroz integral, gergelim, aveia, cevada, castanhas, nozes, trigo integral ou sarraceno, feijão, ervilha, lentilha, feijão-soja (sem película), semente de abóbora, grão-de-bico, broto de bambu, figo, banana, goiaba, coco, amora e framboesa. Tomate, cebola, germe de trigo e brócolos ou brócolis, além de fibras, contém selênio e zinco, que retardam o envelhecimento. A chicória, ou a endívia, estimulam o metabolismo, depuram o sangue e apresentam propriedade diurética, laxativa e purificadora. Já a alcachofra reduz as taxas de colesterol e triglicérides, protegendo e estimulando o trabalho do fígado e da vesícula.

Vitamina C – alimentos ricos em vitamina C são bactericidas naturais, que previnem contra infecções, aumentando a capacidade imunológicas e melhorando a regeneração dos tecidos. Ajudam a hidratar o organismo e contém bioflavonóide, substância que age combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, além dos hormônios causadores de doenças degenerativas como câncer. Extraia esse benefício das frutas frescas, silvestres e cítricas, como morango, pitanga, açaí, laranja, acerola, carambola, maracujá, cupuaçu e caju, ou de vegetais como o tomate, a batata, o brócolos e a couve-flor, que ainda ajudam a eliminar vermes.

Texto de: Regina Vasco – CRT 26.735
Fitoterapeuta – Diretora do Espaço do Bem Vive

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s