Acne e alimentação:mito?

Padrão

Será que os alimentos realmente influenciam no surgimento dos cravos e espinhas na pele? A resposta dada pelos médicos é a mesma: não existem dados que comprovem tal relação. No entanto, talvez agora haja evidências concretas de que a relação é verdadeira, sim. Um estudo recente da Universidade de Melbourne, na Austrália, apontou que o consumo de certos alimentos pode desencadear ou apenas acentuar o aparecimento das acnes. Na pesquisa, dois grupos com tendência a apresentar espinhas foram submetidos a dietas diferentes. Um deles consumiu alimentos com alto índice glicêmico (que elevam os níveis de açúcar no sangue), enquanto o outro ingeriu apenas produtos com liberam glicose lentamente na circulação. Rsultado: as acnes nas pessoas do primeiro grupo pioraram significativamente. Os especialistas concluíram, então, que uma dieta composta por alimentos que elevam rapidamente a taxa de glicose no sangue podem favorecer o aumento dos casos de cravos e espinhas. O fenômeno seria explicado pela ação da insulina, hormônio que controla a taxa de açúcar no organismo e interfere em outras substâncias, inclusive naquelas ligadas ao surgimento da acne.
Para aqueles que sofrem com o problema, é fundamental controlar a alimentação e consultar um dermatologista o quanto antes. Nos casos mais graves, o tratamento mais eficaz é o uso de isotretinoína, substância derivada da vitamina A.

Uma resposta »

  1. A literatura tradicional (não velha) na área, e que me parece mais verossímil, é que a alimentação não influencia diretamente na evolução da acne. O que há é algumas pessoas que têm a pele irritada por algum alimento específico, e vai de cada um, acontecendo principalmente com alimentos gordurosos, como amendoim e abacate; ressalto que varia de organismo para organismo.

    Minha experiência com Roacutan (isotretinoína), após muitos fracassos de uso tópico, tem sido maravilhosa, e quem está com o problema não pode hesitar em procurar um dermatologista. Relatei minha alegria no blog ( http://supertoin.wordpress.com/2009/10/20/extra-o-milagre-do-roacutan/ ), e há matérias muito boas sobre o medicamento: http://bulledebeaute.wordpress.com/2008/09/25/isotretinoina-como-funciona-o-roacutan-o-medicamento-que-revolucionou-o-tratamento-da-acne/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s