Jornal Nacional tem pior audiência da história em 2009

Padrão

O Jornal Nacional completa 40 anos em 2009 com o pior índice de audiência de sua história. A informação foi dada hoje pelo colunista Ricardo Feltrin.

O programa fecha o ano com média de 31 pontos no Ibope. Cada ponto representa cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

A curva é descendente desde o começo da década. Em 2000, o programa tinha audiência cerca de 20% superior à que tem hoje. Em 2002, mesmo com a Copa do Mundo, o jornal caiu em relação ao ano anterior, ficando com 36,6 pontos.

O número se repetiu no ano seguinte. Em 2004 teve um ganho de três pontos, mas nem a Copa de 2006 segurou o índice, que voltou aos 36 pontos – terminou o ano com 36,4.

Desde então, a queda se repete, e foi para 34 pontos em 2007, 32,5 em 2008 e neste 2009 fecha com 31.Mesmo assim, o jornal ainda lidera a audiência no horário em que é transmitido.

O segundo telejornal mais assistido no horário nobre da TV brasileira, Jornal da Record, percorreu o caminho inverso neste mesmo período. Em 2000, o Ibope da atração registrava média de 4,5 pontos na grande São Paulo. Atualmente, o programa da Record tem 9 pontos de média. Isso significa um crescimento de 100 % em  sua audiência nesta década.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s