36 dicas para começar o ano (e a dieta) com o pé direito (Ano Novo)

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Você picou a dieta e jogou os pedacinhos de papel pela janela na virada do ano, certo? Tudo bem, agora você tem 36 ótimas oportunidades de começar tudo de novo e transformar 2007 no ano da boa forma. A seguir, a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, reúne três dúzias de dicas simples e deliciosas para você passar o ano inteiro com tudo em cima e até arriscar uma ceia mais caprichada no próximo Natal, sem culpa.   

1)) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. A longo prazo o resultado é desastroso.

2)) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se autocorrigirá. Além disso, só o fato de fazer o controle, fará com que você coma menos alimentos calóricos demais, tipo chocolates, doces e salgadinhos.  

3)) Estabeleça uma rotina alimentar.

4)) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5)) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6)) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo. 

7)) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8)) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9)) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10)) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11)) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12)) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13)) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14)) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca. 

15)) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16)) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17)) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18)) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19)) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20)) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods. 

21)) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22)) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23)) Retire a pele do frango.

24)) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.

25)) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.

26)) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar. 

27)) No verão, abuse da água de coco.

28)) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29)) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 ml) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.

30)) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer. 

31)) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.

32)) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.

33)) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

34)) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.

35)) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36)) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

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